Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/997
Title: Dificuldades na leitura e escrita no quinto ano do ensino fundamental.
Advisor: CARDOSO, Vanessa Alcântara
Authors: SANTOS, Maria Antonia Ramos dos
FRÓES, Maria Raimunda Alves
Keywords: Dificuldades na aprendizagem - leitura e escrita
Letramento - ensino fundamental
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Gurupá (PA)
Citation: SANTOS, Maria Antonia Ramos dos; FRÓES, Maria Raimunda Alves. Dificuldades na leitura e escrita no quinto ano do ensino fundamental. Orientadora: Vanessa Alcântara Cardoso. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar quais as dificuldades apresentadas pelos alunos na leitura e na escrita no 5º ano do Ensino Fundamental, caracterizando ainda as possíveis causas que interferem na aprendizagem, refletindo sobre as práticas pedagógicas que estão sendo aplicadas para desenvolver competências leitoras nos alunos. No decorrer dessa trajetória , com base em uma pesquisa bibliográfica, evidencia-se que os alunos chegam ao 5º ano com dificuldades na leitura, seja da palavra escrita ou da interpretação do que lêem e ouvem e na escrita dificilmente conseguem expressar seus pensamentos por meio da grafia. Esta constatação é também possível a partir de uma breve observação sobre essas dificuldades junto aos alunos de uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariocay, no Município de Gurupá-Pa. Como embasamento teórico, buscou-se Paulo Freire, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro dentre outros. O estudo concluiu que de fato os alunos alcançam o quinto ano sem necessariamente haverem desenvolvido a contendo as competências de leitura e escrita conforme preconizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
Abstract: The present study it has for objective to investigate which the difficulties presented for the pupils in the reading and the writing in 5º year of Basic Ensino, characterizing still the possible causes that intervene with the learning, reflecting on practical the pedagogical ones that is being applied to develop reading abilities in the pupils. In elapsing of this trajectory, on the basis of a bibliographical research, is proven that the pupils arrive at 5º year with difficulties in a reading, either of the written word or the interpretation of what they read and they hear and in the writing hardly they obtain to express its thoughts by means of the grafia. This constation is also possible from one brief comment on these difficulties next to the pupils of a group of fifth year of Basic Education, in the Municipal School of Basic Education Mariocay, in the City of Gurupá-Pará. The theoretical basement, one searched Pablo Freire, Luiz Carlos Cagliari, Emília Blacksmith amongst others. The study it concluded that in fact the pupils reach the fifth year without necessarily having developed it contend the abilities of praised reading and writing as in the National Curriculation Parameters - PCNs.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/997
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dificuldades na Leitura e Escrita no Quinto Ano do Ensino Fundamental.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons