Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2242
Título: | Ensino de Ciências e a Base Nacional Comum Curricular : um estudo a cerca da organização do trabalho pedagógico de professores do ensino fundamental |
Orientador(es): | CRUZ, Felipe Alex Santiago |
Autor(es): | SOUSA, Alda Beatriz Fernandes de SILVA, Daniela do Rosário da http://lattes.cnpq.br/8428174577684869 http://lattes.cnpq.br/7018545515423237 |
Palavras-chave: | base nacional comum curricular ensino de ciências organização do trabalho pedagógico |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | UFRA/Capanema |
Citação: | SOUSA, Alda Beatriz Fernandes de; SILVA, Daniela do Rosário da. Ensino de Ciências e a Base Nacional Comum Curricular : um estudo a cerca da organização do trabalho pedagógico de professores do ensino fundamental. 2021. 41 f. Orientador: Felipe Alex Santiago Cruz. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Capanema, 2021. |
Resumo: | O estudo problematiza a temática do Ensino de Ciências e a Base Nacional Comum Curricular e circunstância o objeto de investigação a partir da Organização do trabalho pedagógico de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. As experiências de estudo com objeto parte das etapas do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do Curso de Licenciatura em Biologia da UFRA, Campus Capanema, entendendo o Estágio como campo de pesquisa (PIMENTA e LIMA, 2006). Para estruturação teórica do objeto, partimos de 03 categorias conceituais, a saber: Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018); Ensino de Ciências em (CUNHA e CAMPOS, 2010; KRASILCHICK, 2000); Organização do Trabalho Pedagógico (LIBÂNEO, 2013; FERREIRA, 2018; MENEGOLLA e SANT’ANNA, 2002). O problema de investigação decorre em: de que modo se constitui a relação Ensino de Ciências e a Base Nacional Comum Curricular, no que toca a organização do Trabalho Pedagógico de professores do Ensino Fundamental? A partir do mesmo, o estudo apresenta o seguinte objetivo geral: compreender como se constitui a relação Ensino de Ciências e a Base Nacional Comum Curricular, a partir da reflexão da organização do Trabalho Pedagógico de professores de Ciências do Ensino Fundamental. Articulados a este, os objetivos específicos tencionam: identificar a concepção de professores de Ciências sobre o planejamento pedagógico docente; apreender o nível de conhecimento dos professores de Ciências sobre o planejamento pedagógico e diversidade orientado pela BNCC. Referente ao aporte metodológico, trabalhamos com o método de pesquisa qualitativa, (GIL, 2017; MARCONI e LAKATOS, 2011), com técnicas de aplicação de um questionário online, estruturado na Plataforma Google Forms, para obtenção dos dados. Na organização desses dados, trabalhamos com algumas técnicas da Análise de conteúdo (BARDIN, 2016), no que toca a organização, e sistematização dos dados, à luz das categorias teóricas anunciadas acima. Com os resultados obtidos, depreende-se a importância da Organização do trabalho pedagógico, pelos professores de Ciências, de acordo com uma Educação voltada às orientações da BNCC, mas sobretudo, uma Educação que esteja a serviço da diversidade cultural, educacional, social e política. Neste aspecto, a Educação para a diversidade, se constitui necessária a ser assumida pelos professores em suas práticas, uma vez que se observa a ausência deste aspecto no documento da BNCC. Portanto, este exercício só será efetivado com o aprofundamento dos estudos teóricos e metodológicos no fazer do planejamento pedagógico, e se constituindo verdadeiramente em ação concreta, de professores de Ciências em sala de aula. |
Abstract: | The study problematizes the theme of Science Teaching and the Common National Curriculum Base and circumstance the object of research from the Organization of pedagogical work of science teachers from the final years of elementary school. The experiments of study with object part of the stages of the Mandatory Supervised Internship (MSI) of the Undergraduate Course in Biology of UFRA, Capanema Campus, understanding the Internship as a research field (PIMENTA and LIMA, 2006). For the theoretical structuring of the object, we start from 03 conceptual categories, namely: Common National Curriculum Base (CNCB, 2018); Science Teaching in (CUNHA and CAMPOS, 2010; KRASILCHICK, 2000); Organization of Pedagogical Work (LIBÂNEO, 2013; FERREIRA, 2018; MENEGOLLA and SANT'ANNA, 2002). The research problem that arises is: how is the relationship between Science Teaching and the National Common Curriculum Base, with regard to the organization of pedagogical work of elementary school teachers? Based on it, the study presents the following general objective: to understand how the relationship between Science Teaching and the Common National Curriculum Base is constituted, based on the reflection of the pedagogical work organization of elementary school science teachers. Articulated to this, the specific objectives intend to: identify the conception of science teachers about pedagogical planning teacher; to apprehend the level of knowledge of science teachers about pedagogical planning and diversity guided by CNCB. Regarding the methodological contribution, we worked with the qualitative research method (GIL, 2017; MARCONI and LAKATOS, 2011), with techniques for applying an online questionnaire, structured in the Google Forms platform, to obtain the data. In the organization of these data, we work with some techniques of Content Analysis (BARDIN, 2016), with regard to the organization, and systematization of the data, in the light of the theoretical categories announced above. With the results obtained, we can see the importance of the Organization of pedagogical work, by science teachers, according to an Education focused on the guidelines of the CNCB, but above all, an education that is at the service of cultural, educational, social, and political diversity. In this respect, Education for diversity is necessary to be assumed by teachers in their practices, since it is observed the absence of this aspect in the CNCB document. Therefore, this exercise will only be carried out with the deepening of theoretical and methodological studies in the making of pedagogical planning, and truly constituting concrete action, of science teachers in the classroom. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2242 |
Aparece nas coleções: | TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DE CIÊNCIAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR_UM ESTUDO ACERCA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf | 705,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons