Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2247
Título: | Representação de professores de Biologia sobre atuação de alunos no estágio supervisionado obrigatório no ensino médio |
Orientador(es): | CRUZ, Felipe Alex Santiago |
Autor(es): | NASCIMENTO, Victoria Raime Farias do http://lattes.cnpq.br/0953052262128889 |
Palavras-chave: | Ensino de biologia Biologia-ensino médio Estágio supervisionado-representações |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | UFRA/Capanema |
Citação: | NASCIMENTO, Victoria Raime Farias do. Representação de professores de Biologia sobre atuação de alunos no estágio supervisionado obrigatório no ensino médio. 2022. 45 f. Orientador: Felipe Alex Santiago Cruz. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Capanema, 2022. |
Resumo: | Este estudo corresponde o Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Biologia, da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema-Pa. Ele parte das experiências do Estagio Supervisionado Obrigatório, por meio de observações, interlocução com docentes de Ciências e Biologia e sessões de estudos na Universidade. Com o objetivo compreender as representações de professores de Biologia acerca da atuação discente no Estágio Supervisionado Obrigatório do Ensino Médio. Relacionados a estes, os objetivos específicos incidem em identificar o nível de contribuição de alunos estagiários na escola, pelos professores; analisar de que modo são constituídas as representações durante a prática de ensino. Para circunstanciar teoricamente o estudo, partimos de três categorias analíticas, a saber: Representações (CHARTIER, 1991, 2011); Ensino de Biologia (MYRIAM KRASILCHIK (2004); MARTA MARANDINO, SANDRA ESCOVEDO E MÁRCIA SERRA FERREIRA (2009); Ensino Médio, a partir das bases da política educacional na Lei de Diretrizes e Bases – LDB (1996) Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Biológicas, Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). No que se refere ao aporte metodológico, dimensionamos o método de pesquisa qualitativa (GIL, 2002; GERHARDIT e SILVEIRA, 2009; MARCONI E LAKATOS, 2011), com técnicas de aplicação de questionário, previamente definido e estruturado com base nos objetivos apresentados, com a participação de três professores de Biologia que atuam no Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino, nos Municípios de Capanema – Pa e Nova Timboteua-Pa. A organização, sistematização e análise dos dados advindos da aplicação do formulário de questões foram sistematizadas a partir de algumas técnicas da Análise de Conteúdo de LAURENCE BARDIN (2016). Os resultados obtidos por meio das análises dos dados, inferem a importância do estágio supervisionado como campo de pesquisa durante a participação de discentes nas etapas de Eso’s, como primeiro contato com o campo educacional e a realidade dos desafios enfrentados pelos docentes durante o processo de Ensino e Aprendizagem. No que toca a prática educativa, é analisado como atividade de ampliação de conhecimentos entre universidade e escola básica, como processo que vai além de conteúdos prescritos apresentados na sala de aula, valorizando experiências e aspectos sociais, culturais e políticos apresentados por alunos no ambiente escolar. |
Abstract: | This study matches to the Completion Work of the Undergraduate Course in Biology, of the Federal Rural University of the Amazon, Campus Capanema-Pa. It is based on the experiences of the Mandatory Supervised Internship, through observations, dialogue with professors of Science and Biology, and study sessions at the University. To understand the representations of biology teachers about student acting in the Compulsory Supervised Internship of High School. Related to these, the specific objectives focus on identifying the level of contribution of trainee students in the school by teachers; analyzing how representations are constituted during teaching practice. To theoretically circumstantiate the study, we started from three analytical categories, namely: Representations (CHARTIER, 1991, 2011); Biology teaching (MYRIAM KRASILCHIK (2004); MARTA MARANDINO, SANDRA ESCOVEDO AND MÁRCIA SERRA FERREIRA (2009); High School, based on the educational policy in the Law of Guidelines and Bases - LGB (1996) National Curriculum Guidelines for Biological Sciences courses, Common National Curriculum Base - CNCB (2018). Regarding methodological contribution, we dimensioned the qualitative research method (GIL, 2002; GERHARDIT and SILVEIRA, 2009; MARCONI AND LAKATOS, 2011), with questionnaire application techniques, previously defined and structured based on the objectives presented, with the participation of three biology teachers in high school in the State Education Network, in Capanema - Pa and Nova Timboteua-Pa towns. The organization, systematization, and analysis of the data from the application of the form of the questions were systematized from some techniques of the Content Analysis of LAURENCE BARDIN (2016). The results obtained through data analysis infer the importance of supervised internship as a field of research during the participation of students in the stages of stage, as first contact with the educational field and the reality of the challenges faced by teachers during the Teaching and Learning Process. About educational practice, it is analyzed as an activity to expand knowledge between university and basic school, as a process that goes beyond prescribed content presented in the classroom, valuing experiences and social, cultural, and political aspects presented by students in the school environment. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2247 |
Aparece nas coleções: | TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE ATUAÇÃO DE ALUNOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NO ENSINO MÉDIO.pdf | 832,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons