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Título: Formação continuada de professores em transtorno do espectro do autismo (TEA): representações e experiências formativas no município de Capanema-PA
Orientador(es): CRUZ, Felipe Alex Santiago
Autor(es): SILVA, Thais dos Anjos
http://lattes.cnpq.br/7520889297299513
Palavras-chave: Formação continuada de professores
Transtorno do espectro do autismo
Educação especial
Data do documento: 2022
Editor: UFRA/Capanema
Citação: SILVA, Thais dos Anjos. Formação continuada de professores em transtorno do espectro do autismo (TEA): representações e experiências formativas no município de Capanema-PA. 38 f. 2022. Orientador: Felipe Alex Santiago Cruz. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Capanema, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2292. Acesso em: .
Resumo: Este estudo tem como tema a formação continuada de professores e como objeto de investigação as representações e experiências formativas de professores a partir de um Curso de Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), ofertado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no campus de Capanema-PA, em 2019. Partimos da premissa em que os problemas existentes, oriundos da própria formação inicial dos professores, demanda ampliação de capital pedagógico voltado ao enfrentamento de práticas alheias à inclusão, visto que o currículo formativo não corresponde uma formação que os leve a elaborarem práticas esperadas (GATTI, 2008, ANDRÉ, 2015). Dado o anúncio do problema, o objetivo tenciona compreender como os professores cursistas representam os processos de formação continuada em TEA, no que corresponde às contribuições dessas experiências às suas práticas de ensino nas escolas. O texto é estruturado, teoricamente, desde as experiências dos Estágios Supervisionados Obrigatórios (ESO’s), considerados como campo de pesquisa (Selma Pimenta, 2012; Selma Pimenta e Socorro Lima, 2006) e com reflexões acerca de Práticas de ensino inclusivas, de professores de Ciências no atendimento de alunos com TEA. Para definir a discussão teórica do objeto, partimos de três categorias, a saber: formação continuada de professores em Marli André (2002), Bernadete Gatti (2008), Bernadete Gatti, et al (2019); TEA, à luz de Luana Weizenmann, Fernanda Pezzi e Regina Zanon (2020), Natalia Favoretto e Dionísia Lamônica (2014), Cláudia Togashi e Cátia Walter (2016) e representações com base em Roger Chartier (2011). O trabalho metodológico consistiu no método de pesquisa qualitativa, com aplicação de um roteiro de entrevista online. No que toca a organização e sistematização dos dados obtidos, trabalhamos com algumas técnicas da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016). A partir deste investimento e da obtenção à luz desses dados, o processo de análise concorreu à luz das categorias teóricas anunciadas acima, posto que os resultados apontam para a necessidade de ampliação de formação continuada, especialmente as de cunho inclusiva, voltadas a estratégias de superação dos problemas advindos da formação inicial e como perspectiva de avanço do conhecimento do cenário social e das práticas educativas de professores para o trato com a diversidade e inclusão. Dentre outras questões, as práticas de ensino também demandam o aperfeiçoamento pedagógico, no que toca a inclusão de alunos com TEA.
Abstract: This study has as its theme the continued training of teachers and as the object of investigation the representations and formative experiences of teachers from a Course of Improvement in Autism Spectrum Disorder (ASD), offered by Federal Rural University of the Amazon (UFRA), at the Campus in Capanema-PA, in 2019. We start from the premise that the existing problems, derived from the initial training of teachers themselves, demand expansion of pedagogical capital aimed at confronting practices unrelated to inclusion since the formative curriculum does not correspond to training that leads them to elaborate practices expected (GATTI, 2008, ANDRÉ, 2015). Given the announcement of the problem, the objective intends to understand how the artistic teachers represent the processes of continuing training in ASD, concerning the contributions of these experiences to their teaching practices in schools. The text is structured, theoretically, since the experiences of the Mandatory Supervised Internships (ESO's), considered as a research field (Selma Pimenta, 2012; Selma Pimenta e Socorro Lima, 2006) and with reflections on inclusive Teaching Practices, of science teachers in the care of students with ASD. To define the theoretical discussion of the object, we start from three categories, namely: continuing teacher training in Marli André (2002), Bernadete Gatti (2008), Bernadete Gatti, et al (2019); ASD, in light of Luana Weizenmann, Fernanda Pezzi and Regina Zanon (2020), Natalia Favoretto and Dionysia Laônica (2014), Cláudia Togashi and Cátia Walter (2016) and representations based on Roger Chartier (2011). The methodological work consisted of the qualitative research method, with the application of an online interview script. Concerning the organization and systematization of the data obtained, we work with some techniques of The Content Analysis of Laurence Bardin (2016). From this investment and the obtaining in the light of these data, the analysis process competed in the light of the theoretical categories announced above, since the results point to the need to expand continuing education, especially those of an inclusive nature, aimed at strategies to overcome the problems arising from the initial training and as a perspective of advancement of knowledge of the socialscenario and educational practices of teachers to deal with diversity and inclusion. Among other issues, Teaching practices also require pedagogical improvement, about the inclusion of students with ASD.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2292
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