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Título: Inclusão em educação especial: um estudo sobre o tema em projetos pedagógicos curriculares de cursos de licenciatura em biologia da UFRA e IFPA
Orientador(es): CRUZ, Felipe Alex Santiago
Autor(es): IGLESIAS, July Priscila da Costa
http://lattes.cnpq.br/7317066852427330
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Currículo
Licenciatura em Ciências Biológicas
Data do documento: 2022
Editor: UFRA/Capanema
Citação: IGLESIAS, July Priscila da Costa. Inclusão em educação especial: um estudo sobre o tema em projetos pedagógicos curriculares de cursos de licenciatura em biologia da UFRA e IFPA. 33 f. 2022. Orientador: Felipe Alex Santiago Cruz. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Capanema, 2022.
Resumo: O sistema de educação passou por diversas mudanças em relação a educação inclusiva, respeitando a diversidade e abrindo caminhos para um mundo mais igualitário, mesmo diante dessas conquistas essa temática ainda precisa avançar sobretudo no sistema de educação contemporâneo. Para analisar o referido documento, foi realizado um estudo dos PPC’s do curso de Ciências Biológicas ofertadas pela UFRA no campus de Capanema e Tomé - Açú e no IFPA oferecida no campus Belém onde foi identificado que os cursos oferecem a disciplina de LIBRAS, mas somente o campus Tome - Açú apresentam uma proposta curricular mais condizente com a temática da educação inclusiva. Dessa forma, a partir da análise do currículo, percebemos a pouca relevância dada à formação inicial de professores para atuar junto a discentes com necessidades especiais. Contudo, o currículo vigente, apesar de não contemplar em seu Projeto Acadêmico discussões acerca da educação inclusiva, configura-se como flexível para que os licenciados tragam as necessidades da escola para a universidade, oportunizando debates sobre a inclusão. Assim, as informações geradas por este estudo podem contribuir para ressignificar a formação de professores de Biologia no desenvolvimento de culturas, políticas e práticas de inclusão
Abstract: The education system has undergone several changes regarding inclusive education, respecting diversity and opening paths to a more equal world, even in the face of these achievements this theme still needs to advance especially in the contemporary education system. To analyze this document, we conducted a study of the PPC's of the Biological Sciences course offered by UFRA on the Capanema and Tomé - Açú campus and IFPA offered on the Belém campus where it was identified that the courses offer the discipline of LIBRAS, but only the Tome - Açú campus has a curriculum proposal more consistent with the theme of inclusive education. Thus, from the analysis of the curriculum, we realize the little relevance given to the initial training of teachers to work with students with special needs. However, the current curriculum, despite not including in its Academic Project discussions about inclusive education, is flexible so that graduates can bring the needs of the school to the university, providing opportunities for debates about inclusion. Thus, the information generated by this study can contribute to redefine the training of Biology teachers in the development of cultures, policies and practices of inclusion
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2293
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