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Título: Educação das relações raciais na formação de professores: um estudo sobre a temática em currículos de cursos de Licenciatura em Biologia da UFRA
Orientador(es): CRUZ, Felipe Alex Santiago
Autor(es): AMORIM, Luiz Junio Progenio
http://lattes.cnpq.br/5405956519604740
Palavras-chave: Educação das relações raciais
Formação de professores
Biologia licenciatura - currículo
Data do documento: 2023
Editor: UFRA/Capanema
Citação: AMORIM, Luiz Junio Progenio. Educação das relações raciais na formação de professores: um estudo sobre a temática em currículos de cursos de Licenciatura em Biologia da UFRA. Orientador: Felipe Alex Santiago Cruz. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2023. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/. Acesso em: .
Resumo: Este estudo tem como tema a Educação das Relações Raciais na formação de Professores de Ciências e Biologia e o objeto de investigação modo pelo qual se apresentam as discussões sobre o referido tema nos Projetos Pedagógicos (PPCs) de Cursos de Licenciatura em Biologia, ofertados pelos campi de Capanema e Tomé-Açu, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O objetivo geral incide em compreender como se constituem as discussões relativas à Educação das Relações Raciais nos currículos dos referidos cursos. O estudo possui dois objetivos específicos: 1) refletir a formação dos Professores quanto a temática da Educação das Relações Raciais presentes em seus currículos; 2) identificar o modo como ocorre a promoção de conhecimentos específicos para a Educação das Relações Raciais nos PPCs dos referidos cursos. Por tanto a estruturação teórica do tema parte de 3 categorias analíticas: o saber da Educação das Relações Raciais, tendo como base teórica a tríade de especialistas formadas por Nilma Gomes (2003), Petronilha Silva (2007) e Wilma Coelho (2007). A formação de Professores por Bernadete Gatti (2008) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2018) e a Base Nacional Comum para Formação de Professores (BNC-formação) de 2019. Currículo considera Peter Mclaren (1997) e Tomaz Silva (1999). No que toca os encaminhamentos metodológicos trabalhamos com a abordagem de caráter qualitativo por Antonio Gil (2002) do tipo documental, os dados foram levantados por meio de sites e documentos institucionais e foram analisados por meio de reflexões sobre sua abordagem teórica formativa. Os resultados apontam para necessidade de ampliação dos estudos teóricos e metodológicos sobre a temática, aliada a reflexão do lugar das discussões nos currículos dos cursos da instituição.
Abstract: This study has as its theme the Education of Racial Relations in the formation of Science and Biology Teachers and the object of research by which the discussions on this theme are presented in the Pedagogical Projects (PPCs) of Undergraduate Courses in Biology, offered by the campuses of Capanema and Tomé-Açu, of the Federal Rural University of the Amazon (UFRA). The general objective is to understand how the discussions on The Education of Race Relations are constituted in the curricula of these courses. The study has two specific objectives: 1) to reflect the teacher's education on the theme of Racial Relations Education present in their curricula; 2) to identify how the promotion of specific knowledge for the Education of Racial Relations occurs in the PPCs of these courses. Therefore, the theoretical structuring of the theme is part of 3 analytical categories: the knowledge of The Education of Racial Relations, based on the theoretical basis the triad of specialists formed by Nilma Gomes (2003), Petronilha Silva (2007) and Wilma Coelho (2007). The teacher training by Bernadete Gatti (2008) and the National Common Curriculum Base (BRASIL,2018) and the Common National Base for Teacher Training (BNC-training) 2019. Curriculum considers Peter Mclaren (1997) and Tomaz Silva (1999). With regard to methodological referrals, we worked with the qualitative approach by Antonio Gil (2002) of the documentary type, the data were collected through sites and institutional documents and were analyzed through reflections on his formative theoretical approach. The results point to the need to expand theoretical and methodological studies on the theme, together with the reflection of the place of discussions in the curricula of the institution's courses.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2929
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