Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3912
Título: DIvulgação científica: contribuições do jornal científico no processo de aprendizagem de Biologia no ensino médio
Orientador(es): MARTINS, Luciane Cristina Paschoal
Autor(es): SILVA, Larissa Bezerra
Palavras-chave: Divulgação científica
Recursos didáticos - jornal
Ciências biológicas - estudo e ensino
Data do documento: 2023-10
Editor: UFRA/ Campus Capanema
Citação: SILVA, Larissa Bezerra. DIvulgação científica: contribuições do jornal científico no processo de aprendizagem de biologia no ensino médio. Orientadora: Luciane Cristina Paschoal Martins. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2023. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3912. Acesso em:
Resumo: Essa pesquisa buscou avaliar os impactos de um projeto de divulgação científica em uma turma de terceiro ano de ensino médio da Escola Estadual Cônego Leitão – Castanhal, através de jornais elaborados pela autora que continham resumo de artigos e estudo científicos. A pesquisa foi de caráter qualitativo e, para obtenção dos dados foram aplicados 2 questionários com os alunos - um antes e outro depois da aplicação do projeto. Também foi realizada uma entrevista com a professora da turma. Através dos dados obtidos foi possível identificar que antes do projeto a maioria dos alunos não sabiam o que era uma pesquisa científica e alguns achavam que esses trabalhos não eram necessários em sua vida; após 3 semanas em que os educandos tiveram acesso aos jornais científicos, foi possível perceber uma mudança significativa e positiva a respeito das percepções dos mesmos em relação a esses trabalhos, uma vez que todos os alunos responderam que seria relevante a continuidade e expansão dos jornais para outras turmas. Portanto, o projeto mostrou que é possível mostrar a importância dos artigos e pesquisas científicas para alunos que ainda estão no ensino básico através de um recurso didático, assim contribuindo para sua criticidade enquanto cidadão.
Abstract: This research sought to evaluate the impacts of a scientific dissemination project on a third year high school class at Escola Estadual Cônego Leitão – Castanhal, through newspapers prepared by the author that contained abstracts of articles and scientific studies. The research was of a qualitative nature and, to obtain the data, 2 questionnaires were applied to the students - one before and the other after the application of the project, an interview was also carried out with the class teacher. Through the data obtained, it was possible to identify that before the project, most students did not know what scientific research was and some thought that these works were not necessary in their path; after 3 weeks in which the students had access to the scientific journals, it was possible to perceive a significant and positive change regarding their perceptions in relation to these works, since all the students answered that the continuity and expansion of the newspapers would be relevant for other classes. Therefore, the project showed that it is possible to bring and show the importance of articles and scientific research for students who are still in basic education through a didactic resource, thus contributing to their criticality as a citizen.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3912
Aparece nas coleções:TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons