Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARTINS, Tatiane de Fátima Matos-
dc.date.accessioned2024-11-13T12:46:00Z-
dc.date.available2024-11-13T12:46:00Z-
dc.date.issued2023-09-
dc.identifier.citationMARTINS, Tatiane de Fátima Matos. O ensino de ciências e a formação cidadã na educação de jovens e adultos. Orientador: Luiz Cláudio Moreira Melo Júnior. 2023. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2023. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3945. Acesso em:en_US
dc.identifier.urihttp://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3945-
dc.description.abstractThe new challenges facing society require critical and emancipated citizens, which requires schools to fulfill their social role, which goes far beyond the intellectual education of their students, who need to be aware of their rights and duties. In this way, the school's role is to form conscious citizens who understand how the society they live in works and seek ways to improve it. In view of this, the general aim of this study was to investigate the contributions of science teaching to the formation of citizen students in Youth and Adult Education at the EMEF Prof.ª Guajarina Menezes Silva, located in the municipality of São João de Pirabas - PA. To this end, a qualitative and descriptive research approach was used, using two structured questionnaires as a data collection instrument, prepared and applied online, obtaining responses from 02 science teachers and 34 EJA students. The results of the questionnaire with the teachers were obtained and discussed in the following contexts: Profile of the Interviewees, General Data on the Teachers, Initial and Continuing Training, Lesson Planning and Citizenship Training. The data obtained from the questionnaire applied to the students was catalogued in the following context: General Student Data. On Science Teaching and On Citizen Education. The results show that the teachers indicate that they do not have much knowledge of Citizenship Education, but they understand the importance of this education in their science classes and within the school. With regard to the students, although they realize the applicability of science knowledge in their daily lives, the school could broaden discussions about the students' civic education, with subjects that are currently on the socio-cultural and political agendaen_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUFRA/ Campus Capanemaen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCiências - estudo e ensinoen_US
dc.subjectEnsino de jovens e adultos – EJAen_US
dc.subjectFormação do aluno cidadãoen_US
dc.titleO ensino de ciências e a formação cidadã na educação de jovens e adultosen_US
dc.typeTCCen_US
dc.description.resumoOs novos desafios enfrentados pela sociedade necessitam de cidadãos críticos e emancipados, o que exige que a escola cumpra com seu papel social, que vai muito além da formação intelectual de seus alunos, que precisam estar cientes dos seus direitos e deveres. Dessa forma, o papel da escola é formar cidadãos conscientes, que entendem o funcionamento da sociedadeem que vivem e buscam formas de melhorá-la. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo geral investigar quais as contribuições do ensino de ciências para a formação do aluno cidadão na Educação de Jovens e Adultos na EMEF Prof.ª Guajarina Menezes Silva, localizadano Município de São João de Pirabas – PA. Para tal, foi utilizada a abordagem de pesquisa de natureza qualitativa e de caráter descritivo, utilizando dois questionários estruturados como instrumento de coleta de dados, elaborado e aplicado de maneira on-line, obtendo-se respostas de 02 docentes da Disciplina de Ciências e 34 alunos do EJA . Os resultados do questionário com os professores foram obtidos e discutidos nos seguintes contextos: Perfil dos Entrevistados, Dados Gerais dos Professores, Formação Inicial e Continuada, sobre o Planejamento das Aulas e Sobre a Formação Cidadã. Os dados obtidos do questionário aplicado aos alunos foram catalogados no seguinte contexto: Dados Gerais dos Alunos. Sobre o Ensino de Ciências e Sobre a formação Cidadã. Os resultados mostram que os docentes indicam não possuir grande conhecimento da Formação para Educação Cidadã, mas compreendem a importância dessa formação em suas aulas de Ciências e dentro da Escola. Em relação aos alunos, embora percebam a aplicabilidade dos conhecimentos de Ciências em seu dia a dia, a escola poderia ampliar as discussões sobre a formação cidadã dos alunos, com assuntos que estejam na pautasociocultural e política na atualidadeen_US
dc.contributor.advisor1MELO JÚNIOR, Luiz Cláudio Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3064385690292102pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0009-0009-2407-936Xpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de ciências e a formação cidadã na educação de jovens e adultos.pdf2,06 MBPDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons