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Título: O que pensam alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas acerca das práticas de professores supervisores vivenciadas nos ESOs
Orientador(es): CRUZ, Felipe Alex Santiago
Autor(es): ALVES, Emilly Nogueira
VIEIRA, Jéssica Karina Mesquita
Palavras-chave: Estágio supervisionado obrigatório
Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus Capanema
Ciências Biológicas - estudo e ensino
Data do documento: 2023-09
Editor: UFRA/ Campus Capanema
Citação: ALVEZ, Emilly Nogueira; VIEIRA, Jéssica Karina Mesquita. O que pensam alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas acerca das práticas de professores supervisores vivenciadas nos ESOs. Orientador: Felipe Alex Santiago Cruz. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2023. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3946. Acesso em:
Resumo: O estudo imerge na esfera educacional, e tem como tema a Formação de Professores de Ciências e Biologia. O objeto do estudo requer compreender as representações dos alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, campus Capanema, sobre as práticas de ensino realizadas pelos professores supervisores nos espaços de Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO, realizados em escolas do município de Capanema, sede da Universidade, entre os anos de 2022 a 2023. Constituíram-se os objetivos do estudo: compreender como se constituem as representações de alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas acerca das práticas de ensino de professores supervisores de ESO vivenciadas nos ESO’s; identificar as principais características das práticas de ensino realizadas pelos professores supervisores dos ESO’s; relacionar as principais características das práticas de ensino à luz das orientações da Literatura Especializada e; incutir reflexões acerca das práticas de ensino observadas e manifestadas pelos alunos no contexto dos ESO´s. No intuito de fundamentar teórica e metodologicamente o estudo, adotamos categorias teóricas, nomeadamente: Educação (Freire, 1996; Brandão, 2001); Práticas de Ensino de Ciências (Carvalho e Gil-Pérez, 2011; Krasilchik, 2016; Libâneo, 2018); Estágio Supervisionado Obrigatório, partimos das orientações normativas e teórico formativas, com base na Lei Federal n. 11.788/2008; Regulamento de Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Capanema – UFRA (2018); Pimenta e Lima (2017); Representação (Chartier, 2011). No que compete ao percurso metodológico, adotamos a abordagem de pesquisa qualitativa (Flick, 2013), com a utilização de questionário on-line; os dados coletados foram organizados, codificados e sistematizados à luz do Aporte Teórico de algumas técnicas da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados apontam para a relevância intrínseca do ESO na formação teórica e na vivência prática dos alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas. Este elo propicia uma compreensão rica das nuances pedagógicas e dos desafios reais enfrentados pelos professores. Concluímos haver a necessidade de uma formação docente integrada, alinhada à realidade escolar e em sintonia com abordagens pedagógicas contemporâneas.
Abstract: The study immerses in the educational sphere, and its theme is the training of science and biology teachers. The object of the study is to understand the representations of Biological Sciences undergraduate students at the Federal Rural University of Amazonia - UFRA, Capanema campus, about the teaching practices carried out by supervising teachers in the Compulsory Supervised Internship spaces - ESO, held in schools in the municipality of Capanema, the university's headquarters, between the years 2022 and 2023. The objectives of the study were: to understand how Biological Sciences undergraduate students represent the teaching practices of ESO supervisors teachers experienced in ESOs; to identify the main characteristics of the teaching practices carried out by ESO supervisors teachers; to relate the main characteristics of teaching practices in the light of the guidelines in the Specialized Literature and; to instill reflections on the teaching practices observed and expressed by students in the context of ESOs. In order to provide a theoretical and methodological basis for the study, we adopted theoretical categories, namely: Education (Freire, 1996; Brandão, 2001); Science Teaching Practices (Carvalho and Gil-Pérez, 2011; Krasilchik, 2016; Libâneo, 2018); Compulsory Supervised Internship, based on normative and theoretical formative guidelines, based on Federal Law no. 11.778/2008; Regulations for Compulsory Supervised Internship of the degree course in biological sciences at the Capanema campus - UFRA (2018); Pimenta and Lima (2017); Representation (Pimenta and Lima, 2018). 11.788/2008; Regulation of Compulsory Supervised Internship of the Degree Course in Biological Sciences of the Capanema campus - UFRA (2018); Pimenta and Lima (2017); Representation (Chartier, 2011). As far as the methodological path is concerned, we adopted a qualitative research approach (Flick, 2013), using an online questionnaire; the data collected was organized, coded and systematized in the light of the Theoretical Support of some Content Analysis techniques (Bardin, 2016). The results point to the intrinsic relevance of ESO in the theoretical training and practical experience of Biological Sciences undergraduates. This link provides a rich understanding of pedagogical nuances and the real challenges faced by teachers. We conclude that there is a need for integrated teacher training, aligned with school reality and in line with contemporary pedagogical approaches.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3946
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