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http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3948
Título: | Representações de professores preceptores do Programa Residência Pedagógica Capes - Mec - Ufra e suas experiências formativas no programa |
Orientador(es): | CRUZ, Felipe Alex Santiago http://lattes.cnpq.br/4156324727497674 |
Autor(es): | SILVA, Thais Gabrielle Mendes da |
Palavras-chave: | Residência pedagógica Formação de professores Professores preceptores - representações |
Data do documento: | 2023-09 |
Editor: | UFRA/ Campus Capanema |
Citação: | SILVA, Thais Gabrielle Mendes da. Representações de professores preceptores do Programa Residência Pedagógica Capes - Mec - Ufra e suas experiências formativas no programa. Orientador: Felipe Alex Santiago Cruz. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2023. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3948. Acesso em: |
Resumo: | O estudo em questão tem como tema as Representações de Professores Preceptores do Programa Residência Pedagógica/CAPES/MEC/UFRA e suas experiências formativas no programa, na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, no campus de Capanema- PA. Buscando inferir uma discussão teórica que estruturasse o tema e o objeto deste estudo, realizamos investimentos em estudos teóricos partindo de quatro categorias que estão diretamente relacionadas como o tema e o objeto, que são: Educação (BRANDÃO, 2002; MARIA GLÓRIA GOHN, 2014; PERRENOUD, 2010; LIBÂNEO 2016); Práticas de Ensino de Ciências (MIRIAM KRASILCHIK, 2000; e ANA MARIA CARVALHO 2011); Programa de Residência Pedagógica CAPES/MEC (Portaria n. 038 de 28 de setembro de 2018 e documentos correlatos); Representação: (CHARTIER, 1991; 2011). Dado este investimento, o problema que norteia o estudo é de que modo se conformam as representações de professores preceptores do Programa Residência Pedagógica/CAPES/MEC/UFRA acerca de suas ações formativas no Programa? O enfrentamento deste problema demandou a definição do objetivo geral: compreender as representações de professores preceptores do Programa Residência Pedagógica/CAPES/MEC/UFRA acerca de suas ações formativas no Programa. E delimitamos os seguintes objetivos específicos: Identificar o capital de conhecimento dos professores preceptores acerca da relação docente e o Programa de Residência Pedagógica UFRA Campus Capanema; investigar o nível de conhecimento teórico sobre práticas de ensino e aprendizagens elaborados pelos professores preceptores. Na metodologia delimitamos uma abordagem qualitativa constante em literaturas especializadas, como: Marli André e Menga Ludke (1984); Antônio Carlos Gil (2017); Marconi e Lakatos (1990) e Robert Boghan e Sari Biklen (1982). Tal abordagem se articulou com técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas. As análises dos dados apontam que o Programa tem contribuído para os avanços de conhecimentos entre os alunos residentes e professores preceptores, carecendo, no entanto, de ampliação da formação inicial e continuada dos preceptores nessa terceira versão do programa, de modo a ampliar e qualificar as práticas realizadas com os alunos na Escola. |
Abstract: | The study in question has as its theme Representations of Preceptor Teachers of the Pedagogical Residency Program / CAPES / MEC / UFRA and their training experiences in the program, at the Federal Rural University of Amazonia - UFRA, on the campus of Capanema - PA. Seeking to infer a theoretical discussion that would structure the theme and object of this study, we invested in theoretical studies based on four categories that are directly related to the theme and object, which are: Education (BRANDÃO, 2002; MARIA GLÓRIA GOHN, 2014; PERRENOUD, 2010; LIBÂNEO 2016); Science Teaching Practices (MIRIAM KRASILCHIK, 2000; and ANA MARIA CARVALHO 2011); CAPES/MEC Pedagogical Residency Program (Ordinance n. 038 of September 28, 2018 and related documents); Representation: (CHARTIER, 1991; 2011). Given this investment, the problem that guides the study is how are the representations of preceptor teachers of the Pedagogical Residency Program/CAPES/MEC/UFRA about their formative actions in the Program shaped? Tackling this problem required the definition of the general objective: to understand the representations of preceptor teachers in the Pedagogical Residency Program/CAPES/MEC/UFRA about their training activities in the Program. And we delimit the following specific objectives: to identify the knowledge capital preceptors’ teachers of the teaching relationship and the UFRA Campus Capanema Pedagogical Residency Program; and to investigate the preceptor’s teachers’ level of theoretical knowledge of teaching practices and learning. In the methodology we delimit a constant qualitative approach based on specialized literature, such as: Marli André and Menga Ludke (1984); Antônio Carlos Gil (2017); Marconi and Lakatos (1990) and Robert Boghan and Sari Biklen (1982). This approach was articulated with bibliographic research techniques and documentary and interviews. The analysis of the data shows that the program has contributed to advances in knowledge between resident students and preceptor teachers, but it is necessary to expand the initial and continuing training of preceptors in this third version of the program, in order to expand and qualify the practices carried out with school students. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3948 |
Aparece nas coleções: | TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas |
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Representações de professores preceptores do Programa Residência Pedagógica Capes - Mec - Ufra e suas experiências formativas no programa.pdf | 589,24 kB | Visualizar/Abrir |
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