Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3950
Título: | Estudo das percepções de professores de ciências e biologia sobre a educação para as relações étnico-raciais em escolas públicas do município de Capanema/PA |
Orientador(es): | MELO JÚNIOR, Luiz Cláudio Moreira |
Autor(es): | CAVALCANTE, Ana Cleia Lisboa |
Palavras-chave: | Relações étnico-raciais Formação de professores Ensino de ciências - Capanema-PA |
Data do documento: | 2024-04 |
Editor: | UFRA/Campus Capanema |
Citação: | CAVALCANTE, Ana Cleia Lisboa. Estudo das percepções de professores de ciências e biologia sobre a educação para as relações étnico-raciais em escolas públicas do município de Capanema/PA. Orientador: Luiz Cláudio Moreira Melo Júnio. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2024. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3950. Acesso em: |
Resumo: | Este estudo de conclusão de curso objetivou estudar as percepções de professores de Ciências e Biologia sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER): em escolas públicas do município de Capanema/PA. O estudo foi realizado por meio de levantamento de literatura especializada sobre o assunto e aplicação de questionários semiestruturados, sendo de abordagem qualitativa e exploratória. Os dados primários do estudo foram coletados junto aos professores de Ciências e Biologia de 4 (quatros) escolas estaduais públicas de Capanema/PA. As análises permitiram avaliar a implementação da ERER no que se refere aos desafios enfrentados pelos professores na abordagem dessa temática. Destaca-se que é possível perceber uma desproporcionalidade em relação com outros assuntos abordados em sala de aula com conteúdos relacionados às desigualdades sociais, racismo, injúrias e medidas de combate ao preconceito e discriminação. Constatou-se a existência de dificuldades em se relacionar o ensino de Ciências e Biologia com a ERER. Conclui-se pela necessidade de abordagens específicas para questões de natureza étnico-racial, tanto na formação inicial quanto na continuada, assim como eventos que promovam estratégias de como abordar o assunto da ERER e relacionar com as demais disciplinas e atividades do calendário escolar. |
Abstract: | This course completion study aimed to study the perceptions of Science and Biology teachers about Education for Ethnic-Racial Relations (ERER) in public schools in the city of Capanema/PA. The study was carried out by surveying specialized literature on the subject and applying semi-structured questionnaires, with a qualitative and exploratory approach. The study's primary data were collected from Science and Biology teachers from 4 (four) public state schools in Capanema/PA. The analyzes made it possible to evaluate the implementation of ERER with regard to the challenges faced by teachers in addressing this topic. It is noteworthy that it is possible to perceive a disproportionality in relation to other subjects covered in the classroom with content related to social inequalities, racism, insults and measures to combat prejudice and discrimination. It was noted that there were difficulties in relating the teaching of Science and Biology with ERER. It is concluded that there is a need for specific approaches to issues of an ethnic-racial nature, both in initial and continuing training, as well as events that promote strategies on how to approach the subject of ERER and relate it to other subjects and activities in the school calendar. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3950 |
Aparece nas coleções: | TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estudo das percepções de professores de Ciências e Biologia sobre a educação para as relações étnico-raciais em escolas públicas do município de Capanema - PA.pdf | 647,18 kB | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons