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Título: Um estudo sobre o lugar da educação inclusiva nos currículos de cursos de Licenciatura em Biologia das universidades federais do Pará
Orientador(es): CRUZ, Felipe Alex Santiago
Autor(es): SILVA, Renan Cabral
Palavras-chave: Educação inclusiva
Currículo
Formação de professores
Data do documento: 2024-04
Editor: UFRA/Capanema
Citação: SILVA, Renan Cabral. Um estudo sobre o lugar da educação inclusiva nos currículos de cursos de Licenciatura em Biologia das universidades federais do Pará. Orientador: Felipe Alex Santiago Cruz. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2024. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3952. Acesso em:
Resumo: Esse estudo apresenta como tema a formação de professores de Ciências e Biologia e define como objeto o lugar que as questões relacionadas à Educação Especial Inclusiva ocupam nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Licenciatura em Biologia das Universidades Federais do Pará. O objetivo geral é compreender o modo pelo qual as discussões sobre Educação Especial Inclusiva circulam nos Currículos das referidas Universidades. Para isso, foram definidostrês objetivos específicos, os quais são: (I) circunstanciar uma discussão teórica referente ao tema; (II) levantar os Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos de Biologia das Universidades Federais do Pará; (III) refletir os dados coletados à luz da fundamentação teórica. Nesse sentido, para fundamentar a discussão teórica definimos três categorias estruturantes, as quais foram: Formação de Professores em Marli André e Francine Martins (2020), Bernardete Gatti (et al., 2019), Bernardete Gatti (2022), Anna Maria de Carvalho e Daniel Gil-Pérez (2011); Educação Inclusiva em Maria Mantoan (2003), Maria Mantoan e Norma Lima (2017), José Eduardo Lanuti e Maria Mantoan (2018), Viviane Dias e Luciene Silva (2020), Mariana Baierle e Lodenir Karnopp (2023); Currículo em Gimeno Sacristán (2013), Tomaz Tadeu da Silva (1999), Michael Apple (2002), Antônio Moreira e Tomaz Tadeu da Silva (2002) e Viviane Dias (2018). Na escolha do aporte teórico, considerou-se o lugar que esses autores ocupam referente ao Campo Educacional, as suas pesquisas desenvolvidas e publicações. Para a conceituação da pesquisa, usou-se os autores Antônio Gil (2017) e Marina Marconi e Eva Lakatos (2018). O estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa do tipo documental, pois levantamos os PPCs por meio dos sites institucionais das universidades para averiguação das suas características referente ao tema e as ementas das disciplinas de Educação Especial Inclusiva. As técnicas de Análise de Conteúdo partem do trabalho desenvolvido por Laurence Bardin (2016). A análise dos dados nos mostram que as disciplinas do Campo Educacional, referentes à Inclusão, apresentam carga horária menor, consequentemente, a disciplina de LIBRAS não garante comunicação funcional entre aluno e professor. Observamos também a necessidade das disciplinas de Educação Especial Inclusiva trabalharem formas de combate ao preconceito e discriminação. Conclui-se que os aspectos formativos relativos à Educação Especial Inclusiva ocupam um lugar secundarizado nos PPCs de Licenciatura em Biologia das universidades analisadas, sendo fundamental a revisão dos referidos documentos, de modo que atenda os aspectos inclusivos voltados à formação de professores.
Abstract: The theme of this study is the training of science and biology teachers and its object is the place that issues related to Inclusive Special Education occupy in the Pedagogical Projects of Biology Degree Courses (PPCs) of the Federal Universities of Pará. The general objective is to understand the way in which discussions on Inclusive Special Education circulate in the curricula of these universities. To this end, three specific objectives were defined: (I) to provide a theoretical discussion on the subject; (II) to survey the Curricular Pedagogical Projects of the Biology courses at the Federal Universities of Pará; (III) reflect on the data collected in the light of the theoretical basis. In this sense, to support the theoretical discussion we defined three structuring categories: Teacher Education in Marli André and Francine Martins (2020), Bernardete Gatti(et al., 2019), Bernardete Gatti (2022), Anna Maria de Carvalho and Daniel Gil-Pérez (2011); Inclusive Education in Maria Mantoan (2003), Maria Mantoan and Norma Lima (2017), José Eduardo Lanuti and Maria Mantoan (2018), Viviane Dias and Luciene Silva (2020), Mariana Baierle and Lodenir Karnopp (2023); Curriculum in Gimeno Sacristán (2013), Tomaz Tadeu da Silva (1999), Michael Apple (2002), Antônio Moreira and Tomaz Tadeu da Silva (2002) and Viviane Dias (2018). The choice of theoretical support took into account the place these authors occupy in the field of education, their research and publications. For the conceptualization of the research, used the authors Antônio Gil (2017) and Marina Marconi and Eva Lakatos (2018). The study is characterized as qualitative research of the documentary type, as we surveyed the PPCs through the universities' institutional websites to find out their to investigate its characteristics regarding the theme and the syllabi of the Inclusive Special Education subjects. The Content Analysis techniques are based on the work developed by Laurence Bardin (2016). The analysis of the data shows that the subjects in the Educational Field, referring to Inclusion, have a lower workload, consequently, the subject of LIBRAS does not guarantee functional communication between student and teacher. We also observed the need for Inclusive Special Education subjects to work on ways to combat prejudice and discrimination. The conclusion is that the training aspects related to Inclusive Special Education occupy a secondary place in the Biology Degree PPCs of the universities analyzed, and that it is essential to revise these documents so that they take into account the inclusive aspects of teacher training.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3952
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