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Título: Um estudo sobre o transtorno do espectro do autismo TEA ensino de Ciências e a Educação Inclusiva
Orientador(es): CRUZ, Felipe Alex Santiago
Autor(es): PIEDADE, Jamilly Christie Monteiro da
ARAÚJO, Marcia Janaina da Paixão
Palavras-chave: Educação inclusiva
Práticas de ensino de ciências
Transtorno do Espectro do Autismo - TEA
Formação de professores
Data do documento: 2023-09
Editor: UFRA/ Campus Capanema
Citação: PIEDADE, Jamilly Christie Monteiro da; ARAÚJO, Jamilly Christie Monteiro da. Um estudo sobre o transtorno do espectro do autismo TEA ensino de Ciências e a Educação Inclusiva. Orientador: Felipe Alex Santiago Cruz. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2023. Disponível em: Acesso em:
Resumo: Este estudo apresenta como tema as práticas de ensino de Ciências e como objeto as representações de Professores de Ciências sobre as práticas de ensino realizadas com alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Ensino Fundamental. A partir dos aspectos relacionados no percurso formativo, anuncia-se o seguinte problema de estudo: Como se constituem as representações de Professores de Ciências acerca das práticas de ensino trabalhadas com alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no ensino regular. Nesse contexto, o estudo objetivou compreender o nível de representação que Professores de Ciências possuem acerca das práticas de ensino trabalhadas com alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no ensino regular. E como objetivos específicos, apresenta-se estes: conceituar as categorias teóricas que estruturam o tema do estudo, identificar as propostas voltadas à inclusão do aluno com TEA na escola, abstrair as pretensas práticas de ensino voltadas a inclusão do aluno com TEA nas aulas de Ciências e refletir sobre a pretensa formação de Professores de Ciências no que tange a educação inclusiva”. A estrutura teórica partiu das seguintes categorias: Educação, em Paulo Freire (1967;1987) e Carlos Rodrigues Brandão (2017); Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) a partir das premissas de Maria Mantoan (2003), Eugênio Cunha (2012), Natalia Favoretto e Dionísia Lamônica (2014); Ensino de Ciências, em Myriam Krasilchik e Martha Marandino (2007), Bernardete Gatti e Elba Barreto (2009) e Anna Maria de Carvalho e Daniel Gil-Pérez (2011) e Representação à luz de Roger Chartier (1991;2011). O estudo utilizou-se de abordagem de pesquisa qualitativa, conformado em pesquisa bibliográfica e aplicação de entrevista. O instrumento de coleta de dados conformou-se em roteiro de entrevista, no formato presencial, individual e gravada. O processo de análise ocorreu à luz das categorias teóricas anunciadas acima, onde se analisa pretensas dificuldades apresentadas pelos Professores de Ciências acerca da inclusão de alunos com TEA no ensino regular, além de ausências de práticas inclusivas para auxiliar os alunos com deficiência no ensino de Ciências. Portanto, infere-se a importância de formação continuada a esses profissionais, para proporcionar avanços inclusivos para alunos com TEA e outras deficiências na Educação Básica.
Abstract: The subject of this study is science teaching practices and the object is the representations of science teachers about the teaching practices carried out with students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in elementary school. Based on the aspects related to the training course, the following study problem was announced: How do science teachers represent the teaching practices they work with students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in mainstream education. In this context, the study aimed to understand the level of representation that science teachers have about the teaching practices they work with students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in mainstream education. And the specific objectives are: to conceptualize the theoretical categories that structure the study theme, to identify the proposals aimed at including students with ASD in school, to abstract the alleged teaching practices aimed at including students with ASD in science classes and to reflect on the alleged training of science teachers with regard to inclusive education. The theoretical structure was based on the following categories: Education, in Paulo Freire (1967;1987) and Carlos Rodrigues Brandão (2017); Autism Spectrum Disorder(ASD) from the premises of Maria Mantoan (2003), Eugênio Cunha (2012), Natalia Favoretto and Dionísia Lamônica (2014); Science Teaching, in Myriam Krasilchik and Martha Marandino (2007), Bernardete Gatti and Elba Barreto (2009) and Anna Maria de Carvalho and Daniel Gil-Pérez (2011) and Representation in the light of Roger Chartier (1991;2011). The study used a qualitative research approach, consisting of bibliographical research and interviews. The data collection instrument was constructed in the form of interview script conducted in person, individually and recorded. The analysis process took place in the light of the theoretical categories announced above, which analyzed the alleged difficulties presented by science teachers regarding the inclusion of students with ASD in mainstream education, in addition to absences of inclusive practices to help students with disabilities in science teaching. Therefore, the importance of continued training for these professionals is inferred, to provide inclusive advances for students with ASD and other disabilities in Basic Education.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3956
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