Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBORGES, Raissa Silva-
dc.date.accessioned2024-11-14T13:19:39Z-
dc.date.available2024-11-14T13:19:39Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.citationBORGES, Raissa Silva. Prática de educação ambiental voltada para o grupo dos elasmobrânquios em uma escola em Capanema/PA. Orientador: Luis Fernando da Silva Rodrigues Filho. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2024. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3957. Acesso em:en_US
dc.identifier.urihttp://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3957-
dc.description.abstractThe study in question has as its theme the Environmental Education Practice focused on the Elasmobrânquios group in a school in Capanema/ PA, at the Federal Rural University of Amazonia - UFRA, on the campus of Capanema-PA. Seeking to guide the structuring of the theme and the object of study, we searched for theoretical studies that referred to the division into three educational actions called: "Review and Leveling", "Sensitization" and "Awareness". The target audience of the application was two classes in second year of high school, both in the morning shift, High School of the State School of Elementary and High School Prof. Oliveira Brito (EEOB). From this context, it was thought the use of different approaches, varying between the most common, traditional class, and the one that had no contact, practical class. Thus, the project is born from the need to carry out more environmental education actions focusing on Elasmobranchs, given the scenario of the scarcity of activities of this nature and the importance of the species. Thus, the realization of this practice had as a general objective the application of an environmental education action focused on the subclass of the Elasmobranchs within the Science Club implemented in the State School Prof. Oliveira Brito, scientific information about the species so that the deconstruction of myths and stereotypes related to them occurs. The activities took place at the premises of the EEOB School and the Biodiversity Laboratory of UFRA-Capanema (LABIO UFRA Capanema). In this sense, the study is based on the reflections and observations experienced during the stages of carrying out the practice of environmental education, during the application of the three activities, and the personal interpretation of the results expressed along the way. In the methodology, a qualitative approach was defined, and for the construction and foundation of the discussions, bibliographical and documentary research were made. The analysis of the observations shows the effectiveness of the execution of such projects that encourage environmental education and the promotion of scientific education during basic education, a way to sensitize and make students aware of local environmental issues.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUFRA/Campus Capanemaen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação ambientalen_US
dc.subjectElasmobrânquiosen_US
dc.subjectDivulgação científicaen_US
dc.titlePrática de educação ambiental voltada para o grupo dos elasmobrânquios em uma escola em Capanema/PAen_US
dc.typeTCCen_US
dc.description.resumoO estudo em questão tem como tema a Prática de Educação Ambiental voltada para o grupo dos Elasmobrânquios em uma escola em Capanema/PA, na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, no campus de Capanema-PA. Buscando nortear a estruturação do tema e do objeto de estudo, realizou-se busca por estudos teóricos que encaminharam a divisão em três ações educativas denominadas de: “Revisão e Nivelamento”, “Sensibilização” e “Conscientização”. O público-alvo da aplicação foram duas turmas de 2° ano, ambas do turno da manhã, do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Oliveira Brito (EEOB). A partir desse contexto, foi pensada a utilização de diferentes abordagens, variando entre a mais comum, aula tradicional, e a que não tinham contato, aula prática. Desse modo, o projeto nasce da necessidade de realizar mais ações de educação ambiental com o foco nos Elasmobrânquios, perante o cenário de escassez de atividades dessa natureza e a importância da espécie. Assim, a realização dessa prática teve como objetivo geral a aplicação uma ação de educação ambiental voltada para a subclasse dos Elasmobrânquios dentro do Clube de Ciências implementado na Escola Estadual Prof. Oliveira Brito, objetivando a disseminação de informações científicas sobre as espécies, para que ocorra a desconstrução de mitos e estereótipos relacionados a elas. As atividades ocorreram nas dependências da Escola EEOB e no Laboratório de Biodiversidade da UFRA-Capanema (LABIO UFRA Capanema). Nesse sentido, o estudo baseia-se nas reflexões e observações vivenciadas durante as etapas de realização da prática de educação ambiental, durante a aplicação das três atividades e a interpretação pessoal dos resultados expressos ao longo do trajeto. Na metodologia, foi definida uma abordagem qualitativa, para a construção e embasamento das discussões realizadas, foram feitas pesquisas bibliográficas e documentais. A análise das observações realizadas aponta a efetividade da execução de tais projetos que incentivem a educação ambiental e a promoção da educação científica durante a educação básica, mostrando-se uma forma de sensibilizar e conscientizar os alunos a respeito das temáticas ambientais locais.en_US
dc.contributor.advisor1RODRIGUES FILHO, Luis Fernando da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0852987504669054pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2581885567813522pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5715-2668pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons