Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3958
Título: Aves do campus: observação de espécies e ações de educação ambiental na UFRA Capanema
Orientador(es): MARTINS, Ivan Carlos Fernandes
Autor(es): OLIVEIRA, Bianca Miranda
ANDRADE, Izabelle Cristini Castro de
Palavras-chave: Meio ambiente - conservação
Passeriformes
Tyrannidae
Thraupidae
Data do documento: 2024-10
Editor: UFRA Capanema
Citação: OLIVEIRA, Bianca Miranda; ANDRADE, Izabelle Cristini Castro de. Aves do campus: observação de espécies e ações de educação ambiental na UFRA Capanema. Orientador: Ivan Carlos Fernandes Martins. 2023. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2023. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3958. Acesso em:
Resumo: A observação de aves é uma atividade muito apreciada por pesquisadores e amadores. São animais fáceis de serem observados, por meio disso, a utilização de práticas de educação ambiental através da observação das aves, é essencial para estimular a capacidade de percepção do ambiente, visando a necessidade de cuidado e de preservação do meio-ambiente. O presente trabalho teve como principal objetivo avaliar a utilização da observação das aves na UFRA, campus Capanema como recurso para educação ambiental, com observação e identificação de espécies ao entorno da Universidade, dando também a devida atenção a interação das aves com as árvores. A pesquisa de campo foi realizada através de observação e identificação de espécies ao entorno da Universidade, dando também a devida atenção a interação das aves com as árvores. Os estudos com educação ambiental foram desenvolvidos com a visitação de estudantes do ensino fundamental e médio da rede de ensino pública e privada do município de Capanema, com aplicação de questionário e entrevista. Dentre as aves mais observadas, as famílias Tyrannidae e Thraupidae, compuseram a maior parte. Ao todo, foram identificadas 9 ordens, 23 famílias, 41 gêneros e 44 espécies de aves. No tocante a vegetação que compõe a área de pesquisa, existem 10 espécies de árvores frutíferas, sendo que duas delas são usadas principalmente para abrigo e ninhos, as demais para alimentação e repouso. A observação de aves com os estudantes forneceu um momento de conscientização, onde puderam observar tais aves, desfrutando do contato com a natureza e apreendendo acerca da importância desses animais para o meio ambiente, agregando ainda mais conhecimento da importância das aves para o meio ambiente, as quais são dispersoras de sementes, polinizadoras de plantas, auxiliam no equilíbrio ecológico entre outras. Portanto, com a realização do seguinte trabalho, foi possível identificar quais as espécies de aves que ocorrem no campus da Universidade. E também possibilitou um despertar para a educação ambiental, principalmente através do reconhecimento da importância dos animais estudados para o equilíbrio natural do meio ambiente.
Abstract: Bird watching is an activity much appreciated by researchers and amateurs. They are easy animals to observe, therefore, the use of environmental education practices through bird observation is essential to stimulate the ability to perceive the environment, aiming at the need for care and preservation of the environment. The main objective of this study was to evaluate the use of bird observation at UFRA, Capanema campus as a resource for environmental education, with observation and identification of species around the University, also giving due attention to the interaction of birds with trees. Field research was carried out through observation and identification of species around the University, also paying due attention to the interaction of birds with trees. The environmental education studies were developed by visiting elementary and high school students from the public and private education network in the municipality of Capanema, using a questionnaire and interview. Among the most observed birds, the Tyrannidae and Thraupidae families made up the majority. In total, 9 orders, 23 families, 41 genera and 44 species of birds were identified. Regarding the vegetation that makes up the research area, there are 10 species of fruit trees, two of which are used mainly for shelter and nests, the others for food and rest. Bird watching with students provided a moment of awareness, where they could observe these birds, enjoying contact with nature and learning about the importance of these animals for the environment, adding even more knowledge of the importance of birds for the environment, which are seed dispersers, plant pollinators, assist in ecological balance, among others. Therefore, by carrying out the following work, it was possible to identify which bird species occur on the University campus. And it also enabled an awakening to environmental education, mainly through the recognition of the importance of the animals studied for the natural balance of the environment.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3958
Aparece nas coleções:TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aves do campus - observação de espécies e ações de educação ambiental na UFRA Capanema.pdf5,2 MBPDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons