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dc.contributor.authorSANTA ROSA, Debora Caroline Mesquita-
dc.contributor.authorSALES, Fabíola Oliveira-
dc.date.accessioned2024-11-21T18:13:40Z-
dc.date.available2024-11-21T18:13:40Z-
dc.date.issued2024-11-
dc.identifier.citationSANTA ROSA, Debora Caroline Mesquita; SALES, Fabíola Oliveira. O ensino de Ciências na educação de jovens e adultos: uma abordagem em escolas públicas de Capanema-Pa. Orientador: Luiz Cláudio Moreira Melo Júnior. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2024. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3967. Acesso em:en_US
dc.identifier.urihttp://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3967-
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) is historically marked by struggles and achievements. Currently, the EJA teaching still faces several issues, such as socioeconomic issues and aspects related to teaching and learning, which are also responsible for school dropout. In this context, there are a few questions we can make: questions about the challenges faced by science teachers in EJA; the issues faced in the EJA teaching; the pedagogical practices used by teachers. Based on this, this research aimed at analyzing the science teaching in EJA, at public schools in Capanema, a northeastern city in the State of Pará. The schools that took part in our research are: Jorge Travassos (Municipal Elementary School), Prof. Oliveira Brito (State Elementary and High School), and Dom João VI (State and High School). The methodology used in the research was exploratory and qualitative through an interview with a previously defined script, with 3 (three) EJA Science teachers and 15 (fifteen) questions. Teachers continue to face major challenges in educating young people and adults due to heterogeneity, school dropout rates, age range and lack of specific teaching materials. In addition, a lack of motivation and reconciliation between study and work directly affect students' academic development. In relations to this, the results indicate that Science teaching in EJA needs to undergo significant changes in its pedagogical practices.en_US
dc.description.sponsorship; ; .en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUFRA/Campus Capanemaen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Ciênciasen_US
dc.subjectEducação de jovens e adultosen_US
dc.subjectPráticas pedagógicasen_US
dc.titleO ensino de Ciências na educação de jovens e adultos: uma abordagem em escolas públicas de Capanema-Paen_US
dc.typeTCCen_US
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é marcada historicamente por lutas e conquistas. Atualmente, o ensino da EJA ainda passa por diversos problemas, como os socioeconômicos e os aspectos ligados ao ensino-aprendizagem, que são responsáveis também pela evasão escolar. Nesse contexto, surgiram várias perguntas: quais os desafios enfrentados pelos professores do ensino de ciências na EJA; as problemáticas do ensino da EJA; quais práticas pedagógicas são utilizadas pelo professor. Diante disso, o principal objetivo dessa pesquisa foi analisar o ensino de ciências na EJA, em escolas públicas de Capanema, nordeste do estado do Pará. As escolas que participaram da pesquisa foram: Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Travassos, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Oliveira Brito e Escola Estadual e Médio Dom João VI. A pesquisa desenvolvida foi de caráter exploratório e de cunho qualitativo, utilizando uma entrevista já com roteiro definido, com 3 (três) docentes da disciplina de Ciências do ensino da EJA, com 15 (quinze) perguntas. Os professores possuem grandes desafios em educar jovens e adultos, devido à heterogeneidade, evasão escolar, faixa etária e falta de material didático específico, além da desmotivação e conciliação entre o estudo e o trabalho, problemas que afetam, diretamente, o desenvolvimento escolar dos alunos. Nesse sentido, os resultados indicam que o ensino de Ciências na EJA precisam passar por mudanças significativas nas suas práticas pedagógicas.en_US
dc.contributor.advisor1MELO JÚNIOR, Luiz Cláudio Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0477534305274166pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0251688304124121pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3064385690292102pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0009-0009-2407-936Xpt_BR
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